Discutir o tema água, saneamento e o bem-estar das comunidades: esse é o foco do projeto “Trilha da Cultura – água, saúde e cidadania”. A iniciativa tem foco na educação, com a distribuição de livros para escolas municipais e estaduais de Bombinhas. Os livros, que são desenvolvidos para estudantes do 6º ao 9º ano, fazem parte de um projeto nacional – mais de 40 cidades brasileiras estão sendo contempladas. No município, a ação conta com o patrocínio e apoio da Águas de Bombinhas.

O material, criado especialmente para contribuir com as aulas oferecendo conteúdo, referências e atividades de ensino, é composto por uma coletânea de reportagens e imagens sobre diversos temas do patrimônio cultural e natural do Brasil. Em Bombinhas, cinco escolas já receberam os livros: Escola Dilma Mafra, Edith Willeke e Pequeno Príncipe. Além destas, o colégio Manoel Eduardo Mafra e Manoel José Silva também já estão com o material disponível para os alunos.

De acordo com Laura Santana, responsável pelos projetos sociais e ambientais da Águas de Bombinhas, as reportagens do livro Trilha da Cultura podem ser usadas como referência de pesquisa e consulta, ficando depois como parte do acervo nas bibliotecas escolares. O projeto também contemplou duas escolas estaduais no município: EEB Maria Rita Flor e EEB Leopoldo Leite.

“Nossa intenção é contribuir com a educação dos estudantes e o desenvolvimento dos temas dentro de sala de aula”, completa. Ainda de acordo com ela, o incentivo à educação é um ponto sempre presente nas ações da concessionária. “Prova disso é o projeto EMAS, que vem sendo realizado pelo segundo ano consecutivo com os estudantes da cidade, trazendo temas ambientais para debate com aulas práticas e dinâmicas”, encerra.

Sobre o projeto

Dez estados brasileiros estão recebendo o projeto Trilha da Cultura, que tem o apoio da Águas de Bombinhas, produção da Flamingo Comunicação e realização da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A iniciativa também conta com 12 oficinas presenciais para professores das redes estaduais e municipais.

Cada escola recebe quatro kits culturais, que também contém um caderno de orientações para o professor explorar as reportagens do livro em sala de aula. Além de um conteúdo profundamente pesquisado, o caderno sugere atividades para os professores desenvolverem com os alunos.

O conteúdo do projeto e uma série de informações complementares  estão disponíveis no sitewww.aguasaudecidadania.com.br. Lá os professores e interessados podem acessar arquivos para download, conhecer todas as cidades participantes, assistir ao vídeo de apresentação e adquirir um brinde, o guia Aves do Brasil Pantanal & Cerrado.