Neste domingo, 16 de dezembro, a equipe da Águas de Bombinhas emitiu nota de esclarecimento. Confira:

Caros moradores e turistas de Bombinhas,

Este foi o primeiro fim de semana de grande consumo na cidade após o início da operação do novo sistema de abastecimento. Tivemos alguns acontecimentos que geraram baixa pressão no sábado – principalmente nos bairros Bombas, José Amândio, Centro e Quatro Ilhas.

Nossas equipes trabalharam de forma ininterrupta até que todas as falhas que estavam prejudicando o abastecimento fossem sanadas. Como temos feito até aqui, entendemos que nosso diálogo tem que ser absolutamente transparente.

Em um sistema novo e complexo, ocorrências como esta podem acontecer. O período de testes poderia sim ter sido maior. Mas as nossas opções envolviam: entregar o sistema depois do Verão ou antes da temporada – no segundo caso, com um volume muito maior de água para disponibilizar a todos. Estamos trabalhando muito para que tenhamos condições muito melhores de abastecimento do que tivemos em temporadas passadas.

O que ocorreu: Na sexta-feira, com o temporal, tivemos falha de energia em unidades de bombeamento que pressurizam o sistema. Ainda na sexta, uma válvula automática travou e trabalhamos a noite toda para o conserto. Foi esta válvula, combinada com a queda de energia, que gerou a baixa pressão em toda a cidade. É importante ainda esclarecer que, após uma falha, o sistema precisa de um tempo para se recuperar e, durante toda a noite de sábado, nossas equipes trabalharam muito para regularizar a situação para este domingo.

Ressaltamos que a necessidade de ajustes não questiona a eficiência de todo o sistema, que é importantíssimo para melhorar o abastecimento da cidade. Temos o compromisso de realizar todos os ajustes necessários e de manter um diálogo transparente com todos. Por isso, reforçamos nosso pedido de desculpas e pedimos também a compreensão da população para que possamos passar pelos testes no período de grande consumo de água.