A temporada de verão se aproxima e a Águas de Bombinhas planejou uma programação especial para atender moradores e turistas. O Plano Verão conta com diversas ações e melhorias que vem sendo realizadas ao longo do ano para atender a demanda, que cresce consideravelmente a partir de dezembro. A maior conquista da concessionária para este verão sem dúvidas é o novo sistema de abastecimento do município – empreendimento que deve suprir o consumo tanto do inverno quanto do verão.

Com um investimento de R$55 milhões, o novo sistema torna Bombinhas 100% independente em recursos hídricos e pela primeira vez, o município passará por uma temporada com um sistema produtor de água próprio. “Fazendo uma comparação, esta será a melhor temporada de verão dos últimos anos em Bombinhas”, afirma o diretor presidente da Águas de Bombinhas, Carlos Roma Júnior.

Além do novo sistema, inaugurado no mês de novembro, a concessionária também fez diversas melhorias ao longo dos últimos meses. Durante 2018, as equipes realizaram mais de 630 novas ligações de rede – ou seja, mais de mil pessoas que antes não possuíam acesso a água tratada, agora recebem água de qualidade em suas residências.

A Águas de Bombinhas também realizou 25 extensões de rede no decorrer do ano. Traduzindo em números, isso significa uma ampliação de mais de  2.600 metros de tubulações instalados. A empresa também realizou troca de bombas, implantação de reforços de redes (cerca de 12.000 metros), limpeza e fiscalizações das redes de esgoto, por exemplo. Um dos equipamentos adquiridos especialmente para as fiscalizações das ligações irregulares foi o insuflador de fumaça.

“Estamos realizando fiscalizações, que devem continuar durante o verão, com o auxílio do equipamento. Ele nos auxilia durante as operações e indica onde estão as irregularidades”, explica o coordenador de operações, Jader Milanez dos Santos. O insuflador é instalado nas aberturas dos pontos de vistoria (PVs) e a fumaça, expelida para dentro das tubulações, indica os pontos de ligação ilegais.

Além disso, para este ano a equipe também conta com um caminhão hidrovácuo próprio, conduzido por colaboradores da empresa, para fazer a limpeza das redes e dar suporte durante manutenções em momentos e locais estratégicos. A concessionária também contratou caminhões-pipa, como contingência, e ficarão posicionados em diferentes pontos da cidade caso ocorra alguma eventualidade.

Também para esta temporada a Águas de Bombinhas irá inaugurar um novo reservatório, localizado junto à nova Estação de Tratamento de Água Bombinhas (ETA Bombinhas). O reservatório tem capacidade para até dois milhões de litros de água e pode ser utilizado em diferentes momentos tais como os de pico de consumo.

“Um ponto importante é reforçar que moradores e comércios devem ter uma reservação de água em sua propriedade. Tanto no inverno quanto no verão, podem ocorrer intervenções na rede, por isso é fundamental que as pessoas tenham sua caixa de água, garantindo a disponibilidade constante”, completa Jader.

Veja algumas das ações planejadas para a temporada 2018/2019

  • Contratação de caminhões-pipa, para casos emergenciais
  • Locação de grupo geradores para os principais locais de operação
  • Contratação de funcionário extra para atendimentos na sede
  • Monitoramento do sistema 24 horas, com o auxílio do Centro de Controle Operacional (CCO)
  • Inauguração do reservatório, com capacidade para até dois milhões de litros de água tratada
  • Fiscalização das ligações irregulares na rede de esgoto
  • Caminhão hidrovácuo próprio, para limpeza das redes de esgoto
  • Meios de contato com a Águas de Bombinhas: TEL: 0800 595 4444 – (47), para contato por WhatsApp: 99234 1414; e (47) 4063 9268 para ligações de celulares