Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira (22), A Águas de Bombinhas promoveu uma ação especial entre os alunos da rede pública. Cerca de 170 pessoas, entre estudantes e professores, fizeram uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA) Bombinhas, no alto do morro de Zimbros.

A visita aconteceu nesta quinta-feira (21) entre os alunos do nono ano do Centro de Educação Integral Leonel Brizola. Os visitantes puderam conhecer as etapas do sistema de tratamento, além de aprender mais sobre a bacia hidrográfica que abastece a região.

Conforme Raquel Garcia Helm, bióloga e responsável pelos projetos de educação socioambiental da Águas de Bombinhas, a visita guiada e os materiais informativos ajudam a fixar o aprendizado dos estudantes. “O evento representa a importância da data e devemos sempre reforçar isso entre a comunidade, principalmente os jovens. Nossa água é o bem mais precioso que temos e, como concessionária, é nossa missão trazer essa preocupação à tona”, comenta.

Além da concessionária, o evento também teve a participação da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas (Famab), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas e Biguaçu, e Secretaria Municipal de Educação. Como lembrança, os alunos ainda puderam levar para casa mudas de plantas frutíferas e nativas, doadas pela Famab.

Para a professora de ciências Gabriela Lúcio Pozza, este foi um dia representativo e os estudantes devem ser instigados a ter um pensamento crítico sobre as ações da humanidade. “Eles devem estar preparados para o futuro, por isso ações deste tipo são super importantes”, explica. Ainda conforme a professora, conteúdos sobre a água e bacias hidrográficas já são temas que vem sendo abordados em sala de aula. As visitas, portanto, auxiliam e completam o conhecimento.

Durante a visita os alunos passaram pelas etapas de tratamento, desde a chegada de água bruta até o momento de distribuição. Conheceram também os laboratórios onde a qualidade da água é confirmada e a sala de operações, que verifica todos os pontos de abastecimento de Bombinhas.

Já o presidente do Comitê, Edison Roberto Mendes Baierta, esclarece que o grande foco da instituição está na sensibilização ambiental e nestas ações, que afetam efetivamente a comunidade. “Atuar com a juventude é um investimento para agora, pra já. Eles levam as informações para casa, conversam entre si, aprendem e ensinam. Traz resultados imediatos para a família inteira”, conclui ele.