A Águas de Bombinhas apresentou, na manhã desta quarta-feira (24), as ações e investimentos relacionados à implantação do sistema de esgoto da cidade. As explicações foram realizadas durante a Semana de Turismo do município, evento que é organizado pela prefeitura e reúne poder público, trade turístico, iniciativa privada e comunidade. O objetivo das atividades é de buscar soluções e compartilhar experiências que possam ser aplicadas em Bombinhas, fortalecendo o turismo o ano todo. 
 
Atualmente, o novo sistema de esgoto de Bombinhas se encontra em fase de licenciamento. O projeto já está todo pronto, incluindo o cronograma de atividades, e aguarda apenas a autorização das licenças para que as obras de implantação possam iniciar. Durante o encontro o coordenador de operações da Águas de Bombinhas, Jader Milanez dos Santos, ofereceu mais detalhes sobre prazos e funcionamento do sistema. 
 
“Temos a meta de implementar 47% do sistema até o ano de 2021 e assim sucessivamente, até estar totalmente completo. Para o início das obras, portanto, dependemos da obtenção da licença” explica Jader. O projeto será instalado em etapas, sendo que a primeira contempla a região do Centro e Quatro Ilhas, a partir daí as obras continuam se estendendo pela cidade. “O novo sistema é um dos mais modernos atualmente e será construído no bairro José Amândio”, completa. 
 
Durante a manhã os participantes puderam esclarecer dúvidas e conhecer mais detalhes sobre o saneamento de Bombinhas. Foram formados grupos a fim de debater os temas das palestras e, em conjunto, pensar em soluções para as questões levantadas. Além do tema esgoto, o encontro também discutiu os valores e investimentos realizados com a Taxa de Preservação Ambiental (TPA) de Bombinhas.
 
Verão em Bombinhas
 
A Águas de Bombinhas também participou da abertura do evento, realizada na terça-feira (23), na qual apresentou os dados do verão 2018/2019. Além da concessionária, outras instituições ainda ofereceram informações sobre a temporada, como a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Celesc e Fundação Municipal de Meio Ambiente. 
 
Conforme os dados da prefeitura apresentados pelo prefeito Paulo Henrique Dalago Müller, Bombinhas recebeu 1,2 milhão de pessoas ao longo da temporada de verão. Ainda de acordo com a pesquisa realizada, os turistas que visitam a cidade costumam ser um público fiel e tendem a retornar nos anos seguintes. As praias e atrativos naturais são os pontos mais visitados por quem passa pela cidade.  
 
Já a concessionária exibiu as principais melhorias realizadas durante o ano que prepararam Bombinhas para a chegada dos turistas, e ainda fez um comparativo entre os últimos Carnavais da cidade. 
 
“Os números comprovam que, em termos de distribuição de água, este foi o melhor Carnaval já registrado na cidade. Tivemos um aumento de 12% no volume de água tratada e distribuída e uma queda de 80% nas reclamações sobre falta de água”, completa Jader.