Atividade que encerrou a Semana do Meio Ambiente coletou diferentes tipos de resíduos do meio ambiente

Garrafas pet, restos de rede de pesca, canudinhos e garrafas foram alguns dos tipos de lixo recolhidos na manhã deste sábado (08), na praia de Zimbros, em Bombinhas. Representantes da Águas de Bombinhas participaram da ação de limpeza, junto com instituições municipais, professores e estudantes. A iniciativa foi organizada pela Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas (Famab), e encerra as atividades da Semana do Meio Ambiente.

As equipes percorreram as areias e costearam a praia, recolhendo os resíduos deixados na natureza. Conforme a bióloga e responsável pelos projetos sociais da Águas de Bombinhas, Raquel Garcia, a quantidade de lixo coletado foi impressionante, desde plásticos e isopor até bitucas de cigarro e papel de pirulito. “O importante de uma ação como esta é que as pessoas percebam na prática como os resíduos prejudicam o meio ambiente, o habitat onde vivem os animais e nós mesmos, como comunidade”, comenta.

Ao final da atividade os participantes receberam um brinde elaborado pela concessionária, em parceria com a prefeitura. Um kit contendo um eco copo, para ser reutilizado, uma lixeirinha para automóveis e uma caneta com o símbolo da reciclagem. “Hoje também é o Dia do Oceano, então a atividade foi emblemática para reforçar o significado destas datas”, completa Raquel.

Já o coordenador de operações da Águas de Bombinhas, Gabriel Balparda Fasola, explica que ações ambientais como esta também estão no escopo de trabalho da empresa. “Realizamos atividades educacionais com os alunos, dentro da rede municipal de educação, e sempre participamos destas ações desenvolvidas pela prefeitura. Além de estreitarmos os laços com a comunidade, nossa intenção é auxiliar no desenvolvimento e na preservação de Bombinhas”, explica o coordenador.