Águas de Bombinhas participou do evento e apresentou o projeto do novo sistema de coleta de esgoto da cidade

A Águas de Bombinhas participou, na noite desta quinta-feira (06), de uma rodada de debates sobre o saneamento básico e ecológico, e futuros projetos para a cidade. O evento faz parte da Semana do Meio Ambiente, data celebrada durante toda a semana entre moradores e instituições. A mesa redonda foi promovida pela Fundação de Amparo ao Meio Ambiente (Famab) e, além da concessionária, contou com a presença de representantes da prefeitura, pesquisadores e estudantes.

O objetivo da Semana é de alcançar participantes de todas as idades através de rodas de conversas, oficinas, palestras e painéis sobre reciclagem, proteção de animais marinhos e sustentabilidade. Durante a noite, moradores esclareceram dúvidas sobre o novo sistema de esgoto de Bombinhas, que atualmente está em fase de licenciamento ambiental.

“Hoje o município possui somente 18% de tratamento de esgoto. O novo sistema é fundamental para o município, justamente pela riqueza ambiental e ecológica que Bombinhas possui”, explica o coordenador da Águas de Bombinhas, Gabriel Balparda Fasola.

O novo sistema terá cerca de 154 quilômetros de rede, passando por todos os bairros. Além disso, conforme o coordenador, a partir do momento que as obras iniciarem, a meta da Águas de Bombinhas é instalar 97% do sistema no prazo de apenas seis anos. “Nosso objetivo é universalizar a coleta e tratamento de esgoto”, explica Gabriel.

Durante o evento outros temas também foram debatidos, como o consumo de água de bicas e poços, por exemplo. “A água tratada é segura pois temos certeza de onde ela vem, e certificamos a sua qualidade para o consumo. Já estas outras fontes de água podem ser duvidosas, podem estar contaminadas e muitas vezes o morador utiliza sem saber. Por isso é tão importante ter a ligação de água tratada nas residências”, completa.