A Águas de Bombinhas se prepara para mais uma temporada de verão e, para isso, iniciou uma série de fiscalizações na rede de esgoto da cidade. Cerca de 10 vistorias foram realizadas na última semana, e duas residências foram notificadas por irregularidades. O problema mais frequente é quando a rede pluvial da casa está interligada na rede de esgoto, sobrecarregando o sistema.

Conforme o coordenador da Águas de Bombinhas, Gabriel Balparda Fasola, as irregularidades podem ser bastante variadas, como “ligações não cadastradas, ou seja, clandestinas e ligações inadequadas sem a caixa de gordura. A mais comum são as ligações de drenagem pluvial direto na rede de esgoto, cuja condição é caracterizada como irregularidade prevista no regulamento de serviço”, explica ele.

As irregularidades podem representar um problema sério para Bombinhas, principalmente no verão. Isso porque o volume de esgoto coletado aumenta consideravelmente e, somado às chuvas, essas ligações podem causar danos no sistema de coleta e tratamento. “É uma questão de saúde pública e poluição ambiental. Por isso é fundamental que as pessoas façam as ligações corretas e, em casos de suspeita, denunciem e auxiliem no trabalho de fiscalização”, explica.

Ainda sobre a caixa de gordura, Gabriel reforça que ela é obrigatória tanto em residências quanto em comércios. Além disso, deve ser limpa ao menos duas vezes ao ano, pois a gordura obstrui os canos e diminui a capacidade da rede de transportar o esgoto. “Os moradores precisam se atentar e ligar toda a parte de esgoto da casa. Em uma ligação correta, a pia da cozinha deve conter uma caixa de gordura e a água proveniente do telhado deve ir para drenagem pluvial”, encerra ele.

Como regularizar?

As equipes da concessionária realizam a fiscalização inicial. Identificado a irregularidade, é emitida uma notificação e o cliente tem o prazo de 15 dias para apresentar uma resposta ao atendimento e negociar o prazo para adequação.

Passado este prazo a Águas de Bombinhas faz uma nova vistoria ao local. Caso o cliente não tenha se adequado, pode ser multado de acordo com o regulamento de serviços. O valor virá em sua próxima fatura. Vale lembrar que as ligações inadimplentes também podem ter o serviço suspenso.