A água é um dos recursos mais importantes do planeta e, por isso, deve ser preservada e consumida de forma adequada, para que permaneça disponível para toda a população. Nesse sentido, a água contaminada representa diversos perigos e um prejuízo para as pessoas. Conforme um estudo divulgado pelo Instituto Terra Brasil, diversas doenças estão relacionadas com o consumo de água não tratada, principalmente as patologias diarreicas.

O levantamento divulgado pela instituição afirma que aproximadamente 34 milhões de brasileiros ainda não possuem água tratada em suas residências. Este dado é preocupante, pois o acesso à água potável é vital para a saúde. Por esta razão a concessionária Águas de Bombinhas reforça sobre os perigos que a água sem tratamento pode esconder.

“Consumir água de poços ou bicas pode parecer uma ação natural e segura. Contudo, não existem garantias de que aquela água pode ser consumida. Muitas vezes a fonte está contaminada e o morador acaba bebendo sem saber”, explica o coordenador de operações da concessionária, Gabriel Balparda Fasola.

Ainda de acordo com o Instituto Terra Brasil, cerca de 88% dos poços tubulares do Brasil são clandestinos, ou seja, não existe nenhum tipo de fiscalização da água coletada ou garantia de sua qualidade. “Já a água que chega nas torneiras de casa passa por um tratamento rigoroso e é fiscalizada diariamente, por isso o morador pode beber sem medo, pois tem a certeza de sua qualidade”, completa o coordenador.