Os preparativos para o verão já começaram em Bombinhas e a cidade se prepara para os meses mais quentes do ano. Um dos principais itens para uma temporada tranquila é a garantia do abastecimento. Durante os últimos meses a concessionária Águas de Bombinhas iniciou diversos testes na adutora, forçando o sistema à carga máxima de trabalho.
Além disso, periodicamente os colaboradores percorrem os 27 quilômetros de tubulação. O objetivo é conferir todos os pontos do sistema, realizando uma vistoria preventiva das tubulações, assim como nas ventosas, descargas e os pontos da adutora que já apresentaram vazamentos anteriores.
Durante os testes a equipe aumentou o volume de tratamento para 140 litros de água por segundo, chegando ao máximo da capacidade. Desta forma a concessionária estressa o sistema e,  consequentemente, prepara as tubulações para a temporada – época do ano na qual o sistema é mais exigido.
Outro ponto importante são as ações voltadas especialmente para a rede de esgoto. Além das fiscalizações, que continuam de forma intensificada, a empresa também realiza limpezas periódicas nas tubulações. Uma iniciativa também importante foi a calibração dos equipamentos de análise na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Com isso a concessionária garante a qualidade do efluente tratado.
Por fim, vale reforçar ainda que a Águas de Bombinhas instalou dois novos macromedidores na entrada da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Os equipamentos medem com maior precisão o volume de esgoto que está entrando na ETE e, assim, é possível avaliar o impacto que as ligações irregulares causam na rede de esgoto.
A concessionária, portanto, aproveitou os últimos meses e promoveu ações em diferentes frentes. As equipes apresentaram o objetivo único de preparar o município para a temporada de 2019/2020, assim, os próximos meses são aguardados com expectativas.