Você sabia que possuir uma caixa d’água em casa é uma garantia extra para a segurança no abastecimento? Ter uma reserva de água pode ser muito útil em casos de estiagem ou quando ocorre uma manutenção programada na rede, por exemplo. Além disso, a caixa d’água é um utensílio fundamental, principalmente com a chegada do verão, quando o consumo naturalmente aumenta.

Por isso a Águas de Bombinhas orienta que todos os moradores instalem uma fonte de reserva em sua residência. O ideal é que a caixa d’água comporte pelo menos 200 litros por pessoa. Ou seja, em uma casa onde vivem cinco moradores, a reserva deve ser de mil litros de água.

Além disso, é importante que durante a instalação a caixa esteja bem apoiada, evitando rachaduras no material. Outra dica que deve ser levada em consideração são os itens básicos de instalação. Conforme o coordenador de operações da Águas de Bombinhas, Gabriel Balparda Fasola, uma caixa d’água completa deve ser composta de: boia, registro de saída, extravasador e tampa.

“Também é importante ressaltar que, se a caixa estiver há mais de 10 metros de altura do cavalete da concessionária, ou a residência possuir dois pavimentos, a propriedade deve ter uma cisterna também”, explica. Ainda de acordo com o coordenador, a caixa d’água é uma ferramenta essencial para auxiliar no serviço de abastecimento. “Lembramos sempre que a reservação deve ser limpa pelo menos a cada seis meses, o que garante a qualidade da água dentro dos lares”, completa.