Sistema de esgoto de Bombinhas, temporada de verão e o abastecimento de água foram alguns dos temas tratados durante o programa Afluentes, realizado na noite desta segunda-feira (07) no Centro na cidade. O encontro, promovido periodicamente pela Águas de Bombinhas, tem o objetivo de apresentar os projetos da concessionária e esclarecer dúvidas da comunidade.

O projeto do novo sistema de esgoto da cidade, que atualmente está em fase final de licenciamento, foi apresentado aos moradores durante a reunião. De acordo com o coordenador de operações da empresa, Gabriel Balparda Fasola, o projeto conta com mais de 150 quilômetros de rede, alcançando a universalização do sistema de Bombinhas. “Nosso objetivo é universalizar a coleta e tratamento de esgoto”, explica Gabriel.

Bombinhas, que é uma referência quando o assunto é turismo ecológico, atualmente possui apenas 18% de tratamento de esgoto. Ou seja, cerca de 750 residências são ligadas na rede e realizam o tratamento de efluentes. Por isso, conforme explica Gabriel, o novo sistema é tão importante para a cidade. “A instalação do projeto é fundamental para o município, justamente pela riqueza ambiental e ecológica que Bombinhas possui”, explica.

Durante a reunião a concessionária também relembrou outras conquistas já realizadas, como a construção e operação do novo sistema de abastecimento de água. Ao longo dos últimos meses, inclusive, a concessionária vem intensificando os trabalhos e se preparando para os meses mais quentes do ano.

No decorrer dos últimos meses realizamos ampliações de rede, testes na adutora e outras melhorias, com foco justamente na temporada de verão. Contamos também com o apoio da comunidade em relação à reservação de água, que é muito importante, e ao consumo consciente”, completa.