Notícias
No último levantamento realizado pela Águas de Bombinhas no bairro de Quatro Ilhas, foi constatado que aproximadamente 60% das residências pesquisadas ainda não fizeram a conexão na nova rede de esgotamento da cidade. A concessionária lembra que esta é uma medida fundamental para a preservação ambiental, a saúde pública e a qualidade de vida da comunidade.
Conforme o estudo, grande parte dos imóveis já possui a Caixa de Inspeção (C.I.) instalada em frente ao imóvel, mas ainda não efetuaram a conexão à rede disponível. A falta de interligação desses imóveis representa um impacto significativo para o sistema de saneamento e para o meio ambiente. De acordo com estimativas da concessionária, aproximadamente 1,15 milhão de litros de esgoto por mês deixam de ser coletados e tratados devido à ausência dessas conexões, considerando imóveis residenciais com uma economia por matrícula.
Segundo a presidente da Aegea SC, Reginalva Mureb, a infraestrutura necessária para o atendimento já está disponível e pronta para receber as ligações. “A conexão dos imóveis à rede pública permite que o esgoto seja encaminhado para tratamento adequado, reduzindo riscos de contaminação do solo, dos lençóis freáticos, das praias e dos ecossistemas que fazem de Bombinhas um dos destinos turísticos mais importantes do país”, completa.
Além dos benefícios ambientais, a interligação contribui diretamente para a saúde da população, diminuindo a proliferação de doenças relacionadas ao saneamento inadequado e valorizando os imóveis atendidos pelo sistema.
A concessionária orienta os moradores que ainda não realizaram a ligação a procurarem informações sobre os procedimentos necessários e os prazos para regularização. O compromisso de cada imóvel com a rede coletora é uma etapa essencial para que os investimentos em saneamento gerem benefícios efetivos para toda a comunidade.
